SINDAPER participa de planejamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Nessa terça-feira (16/4), na Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, representantes do Sindicato dos Advogados e das Advogadas de Pernambuco participaram de uma roda de conversa coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas. O encontro serviu como preparação da 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de maio de 2024.

"Assim que o SINDAPER recebeu o convite do Des. Sérgio Torres para essa reunião, nós rodamos uma pesquisa entre nossos filiados para colher sugestões que pudessem formentar ainda mais a realização de acordos entre reclamantes e reclamadas, foram quase 600 respostas recebidas", enalteceu o diretor do Sindicato, Dr. Frederico Tavares.

As propostas foram condensadas em tópicos e apresentadas durante o encontro ao coordenador do NUPEMEC, Des. Sergio Torres, bem como ao assessor chefe da vice-presidência, Sr. Paulo Roberto Cerqueira, e à chefe do Nupemec, Sra. Patrícia Valença que se comprometeram em avaliar a possibilidade de implementação e dar retorno em breve.

DO FUNCIONAMENTO DA SEMANA DA CONCILIAÇÃO

Em Pernambuco, o advogado ou advogada que tiver interesse em participar incluindo seu processo em pauta, pode solicitar a inclusão do feito na Semana Nacional tanto através de ligação telefônica para a vara, quanto pelo Balcão Virtual ou através de simples petição nos autos, independentemente da fase em que o processo se encontre.

Para os advogados que patrocinam diversas causas de uma mesma reclamada por exemplo, pode ser encaminhado um e-mail diretamente ao NUPEMEC (nupemec@trt6.jus.br) solicitando a inclusão de todos os feitos em pauta única, a fim de otimizar o trabalho do conciliador, do advogado e das partes.

Como de costume, as sessões de conciliação a serem realizadas nos oito Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc's) serão virtuais e dirigidas pelos conciliadores, porém o ingresso dos magistrados na sessão poderá ser solicitado a qualquer momento pelas partes e/ou advogados.

Os contatos das VTs e dos centros de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região estão disponíveis no site do TRT6 na aba "Contato", na seção “Fale Conosco”. É possível ainda preencher um dos formulários disponíveis no Portal da Conciliação.

Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano e não apenas na Semana Nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador/a ou empregador/a.